segunda-feira, 18 de julho de 2011

SANTÍSSIMO FIRMAMENTO


Como é a presença de Jesus em nossas vidas? As fases da lua no céu podem ilustrar nosso comportamento diante do ensinamento Dele, da Boa Nova que nós somos convidados a ler, conhecer, participar, partilhar, viver...
A lua cheia para nós é a fé da presença de Jesus na Eucaristia, é a fé da presença de Jesus em nossa vida, é a nossa Luz no vale das sombras. Na Comunhão, Jesus Sacramentado é a Luz e o Caminho nas nossas sombras, nossos pecados, nossas faltas. A Sua Luz ilumina todo nosso ser, o Pão da Vida é o nosso guia, nossa pegada nos momentos de total escuridão. Também é na Comunhão Sagrada, quando sossega nosso coração e ilumina nossas trevas. 
Quando a lua está crescente, significa que nossa escuridão está se rendendo a Luz, que estamos abertos à Palavra de Deus, que nossa Fé está enraizada em terreno fértil e que está dando frutos, afastando o joio da nossa vida.
A lua minguante, de outro lado, representa cada pecado cometido, é a diminuição da Luz Eucarística dentro de nós. Toda vez que nos deixamos levar pelos maus sentimentos, pelo ressentimento, pela negação do perdão estamos minguando (afastando) a presença de Deus em nós, apagando a Luz que recebemos em cada Eucaristia.
A lua nova é a ausência total de luz, quando não conseguimos enxergar os sinais que Deus nos envia, não conseguimos ser reflexos da Luz de Deus. Ele está ali velando por nós, ansioso por oferecer Sua luz, Sua misericórdia, porém estamos "cegos", apesar de saber que Deus está sempre presente em todos os momentos.
Não podemos deixar a escuridão/lua nova prevalecer, senão ficamos cegos, não enxergamos o Caminho, não deixamos que Deus envie Sua Luz refletida em Jesus Eucarístico.
A lua cheia é a representação celeste da Hóstia Santa, é o Santíssimo Sacramento exposto no firmamento, sendo levantado toda noite para que não nos esqueçamos de que todo dia devemos olhar para o céu, louvar e agradecer e no Dia do Senhor, apresentar-se humildemente diante de Jesus e participar com fé da Sagrada Eucaristia na esperança de ter a Luz restaurada em nós!
Que no nosso firmamento, a Eucaristia seja sempre uma lua cheia refletindo a Luz de Jesus Cristo, Deus Vivo, em nosso coração!
Texto e foto: Carlos Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!