domingo, 31 de julho de 2011

EUCARISTIA É MILAGRE! SANTARÉM

Santarém - Portugal. Ano de 1247 
Corria o ano de 1247, segundo uns cronistas, ou o de 1266, segundo outros.

Em Santarém, hoje cidade e então vila de Portugal, vivia uma pobre mulher, a quem o marido muito ofendia, andando desencaminhado com outra.

Cansada de sofrer, foi pedir a uma bruxa judia que, com os seus feitiços, desse fim à sua triste sorte.

Prometeu-lhe esta remédio eficaz, para o que necessitava uma Hóstia Consagrada. Depois de naturais hesitações, consentiu no sacrilégio a pobre mulher; foi à Igreja de Santo Estêvão, confessou-se e pediu Comunhão. Recebida a Sagrada Partícula, com suma cautela a tirou da boca, embrulhando-a no véu. Saiu apressada, da Igreja, e encaminhou-se para a casa da feiticeira. Mas, então, sem que ela o notasse, do véu começou a escorrer Sangue, que, visto por várias pessoas, levou-as a perguntar àquela infeliz quais ferimentos tinha, já que tanto sangue jorravam. Confusa em extremo, correu logo para casa, e encerrou a Hóstia Miraculosa numa das suas arcas, onde guardava toalhas limpas de linho.

Passou o dia, entretanto, e, à tarde, voltou o marido para casa. No entanto, alta noite, acordaram os dois, e viram a sua casa toda resplandecente. Da arca saíam misteriosos raios de luz. Inteirado o homem, então, do ato pecaminoso de sua mulher, ambos passaram o resto da noite de joelhos, em adoração. Mal rompeu-se o dia, o pároco foi informado de tal prodígio sobrenatural. Espalhado o sucesso, metade de Santarém acorreu pressurosa a contemplar o Milagre.

A Sagrada Partícula foi então levada, processionalmente, para a Igreja de Santo Estêvão, onde ficou conservada dentro duma espécie de custódia feita de cera. Mas, passado tempo, ao abrir-se o sacrário para expor à adoração dos fiéis  o Santo Milagre - como era costume -, encontrou-se a cera feita em pedaços, e, com espanto, viu-se estar a Sagrada Partícula encerrada numa âmbula de cristal, miracuiosamente aparecida.

Esta pequena âmbula foi colocada numa custódia de prata dourada onde ainda hoje se encontra. Santo Estêvão é agora a Igreja do Santíssimo Milagre.

(Com a aprovação da Autoridade Eclesiástica - Dom Antonio Francisco, Bispo de Santarém, Portugal)

(O texto sofreu pequenas alterações para ser melhor compreendido no Brasil - fonte: Câmara Municipal de Santarém - www.ribatejo.com/ecos/santarem/stagenda.html)

Um comentário:

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!