quinta-feira, 2 de junho de 2011

SANTO ANTÔNIO É ESPERANÇA

A esperança é uma virtude que suaviza todos os males da vida presente, ou futura, e que nos inspira resignação à Providência divina, pelas recompensas que promete aos que têm confiança na misericórdia de Deus. Esta virtude é uma dádiva generosa da divindade, que nos leva ao fim de nossos dias, por um caminho suave e agradável, uma vez que regulemos a esperança com a consideração do objeto a que ela se dirige. Com a ajuda desta virtude, suportamos facilmente e de bom grado, os males da vida, e alcançamos uma inteira e completa resignação à vontade de Deus, sustentando nossa alma até os braços da morte, contra os embates e aflições de que é semeada a nossa vida. Devemos esperar em Deus que é a fonte de toda a esperança e jurar sobre a sua palavra, porque Ele não engana. 

Antônio, deixando sua alma apossar-se destes pensamentos, e praticando em suas ações o que era conforme com eles, deu tão cabal desempenho a esta virtude da esperança, e teve tão firme persuasão e confiança no seu valor, que operou por ela, em nome de Deus, muitos e muitos singulares prodígios, não só entre os homens, mas até sobre os ventos e os mares; e elevou esta virtude a tão alto grau, que nada desejou se não conseguisse, pela consideração firme e contemplação viva que tinha no objeto sublime na esperança eterna e confiança em Deus.

Oração

Purifica os nossos conhecimentos, guia nossos pensamentos e ações a virtude da esperança eterna, vós que possuíste em vista da salvação eterna, a esperança no mais elevado grau de que são capazes os homens. Consagra com a vossa as nossas esperanças, e elas terão a mesma firmeza e o mesmo valor. Purificai os nossos encantamentos, e compreenderemos que é feliz quem esperta em Deus e em suas promessas. Assim, confiados na sua palavra, não vacilaremos no meio das tribulações que nos oprimem. Superiores a todos os obstáculos, os nossos inimigos perceberão em nós uma força oculta que lhes resiste. Imitaremos assim o vosso exemplo; e a nossa confiança nos fará esperar as mesmas recompensas e a ocasião de o louvarmos por toda a eternidade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguarde moderação do comentário. Obrigada!